segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Amazonas palpáveis

No fim de semana, eu estava lendo o livro "De amor tecida", o relato de Licia Olivieri sobre sua batalha contra o câncer de mama. Em um dado momento do livro, a autora faz uma comparação entre mulheres com câncer de mama e as Amazonas, guerreiras da lenda grega, que amputavam os seios para manejar melhor o arco e as flechas, e enfrentavam, destemidas, os mais valentes soldados. 

Achei a comparação bem interessante, então fiz uma colagem de textos que encontrei na internet sobre a lenda:



As Amazonas eram guerreiras, donas de armas, cavalos e com uma estrutura social própria. Foram imortalizadas na maioria das lendas por sua coragem de luta quando enfrentavam os homens que tentavam submetê-las. Independentes, viviam em ilhas ou perto do mar e frequentemente recebiam visitas de aventureiros. Algumas engravidavam deles, mas ficavam somente com as filhas. Os filhos eram entregues ao pai.

Segundo a etimologia popular grega, a palavra Αμαζών, Amazôn, significaria "sem seio" (a-, "sem" + mazos,"seio"). As Amazonas mutilavam o seio direito para que manejassem melhor o arco e outras armas. Sacrificavam sua feminilidade para combater na luta pela independência e para fortalecer a deusa Ártemis de Éfeso.  Apesar disso, as amazonas geralmente aparecem com ambos os seios em toda a iconografia antiga, que freqüentemente também as representa vestidas à maneira dos citas.

O mito das Amazonas simbolizam as mulheres que ao longo do tempo lutam para derrubar preconceitos, não se rendendo à submissão e à violência masculina; que não aceitam o tradicional papel doméstico imposto à figura feminina e mais do que em todos os tempos, estão enganjadas contra a violência doméstica. 


As mulheres do mundo atual não guerreiam com armas e, quando mutilam os seios, é por causa da luta contra o câncer, defendendo a própria vida. São as guerreiras que não se entregam e resistem, enfrentando o mal do século.


obs: E, para quem não acredita em coincidências, também segundo a lenda grega, as Amazonas eram da Capadócia (atualmente, Turquia), na Ásia Menor. Salve Jorge! ;)

Textos retirados dos sguintes links:
http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Amazonas
http://eventosmitologiagrega.blogspot.com.br/2011/06/amazonas-as-mulheres-guerreiras.html

2 comentários: