segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Receitinha Infalível



Quando as pessoas sabem que estamos com uma doença difícil como o câncer, todo mundo quer ajudar, mas de que maneira? A verdade é que além de dar amor, apoio e carinho (o que é vital!) não há muito o que fazer. Na maioria das vezes, as pessoas acham que um abraço forte é pouco (não é!) e insistem em passar aquela receita perfeita para tratar os efeitos colaterais da quimioterapia ou até o próprio câncer!

"Olha, pro intestino preso você tem que comer fibras, cereais. Ameixa seca é uma beleza!" "Eu também acho. Impossível comer mais fibra que eu, querida, você não está entendendo... A questão é que nem mesmo óleo vegetal está dando jeito!"

"Você tem que comer inhame. Inhame filtra o sangue, é ótimo! Eu curei um problema sério no estômago comendo inhame!" "Mas eu como sempre, adoro!" (De fato como, adoro e realmente é recomendado pelos médicos para recuperação durante a quimioterapia) "Não, mas você tem que comer cru, batido com leite!" Deus me livre, odeio leite! Já pensou o terror que não é essa gororoba?! Deve curar qualquer coisa, as células, vírus, bactérias, devem todos sair correndo...

Eu acredito bastante no poder da alimentação, nos chás, nos fitoterápicos; o problema é que todos os efeitos colaterais da quimioterapia são extremamente fortes, não é uma ameixinha que vai curar nossa constipação, infelizmente. 

Mas, como eu não sou melhor que ninguém, também vou deixar minha receita infalível! Que, pasmem, funcionou até durante a quimioterapia! Própolis! Própolis é um santo remédio.

Estou há mais de um ano em tratamento e, até então, não havia tido nem mesmo um resfriadinho. Outro dia, acordei com a garganta arranhando. Pronto, fiquei desesperada! Você pode estar pensando "Ah, desesperar por causa de uma leve laringite?! Que exagero!" E talvez você tenha razão, mas a vida depois do câncer não é a mesma. A gente se desespera com qualquer coisinha, tem medo de qualquer diagnóstico, treme pra fazer o exame mais bobo. Eu sabia que minha imunidade estava baixa, quase não pudera fazer quimioterapia por causa disto. Então, meus primeiros pensamento foram sobre no que poderia se tranformar aquele simples resfriadinho em um corpo sem defesas...

Como eu ia dizendo, acordei com a garganta arranhando, me desesperei, mas resolvi seguir uma antiga receita que sempre deu certo comigo: borrifar própolis na garganta várias vezes até melhorar. Uso sempre aquele spray de farmácia, mas o de própolis, sem mel, sem romã, só própolis e água. Ah, e uma ou duas vezes ao dia, tomo uma misturinha caseira, limão, mel e extrato de própolis (só cuidado com o estômago, que a mistura é forte). Pronto, dois dias depois, eu não tinha nem sinal de inflamação!

obs: Ninguém, especialmente quem está em tratamento quimioterápico, deve usar de qualquer medicamento, ainda que natural, sem orientação médica.

6 comentários:

  1. eu adoro propolis! costumo misturar extrato de propolis com vitamina C 3x ao dia! fico feliz em ver que consegue manter o bom humor nos seus textos amiga! muito bom! bjs e força! Fany

    ResponderExcluir
  2. Cris, adorei seu blog, li todinho desde a hora que falamos no face, claro , teve o lanche do filho, o jantar do marido, uma discusãozinha basica com ele e a filha que nao se conformam e insistem em dizer que nao eh nada , ufaaaa~ninguem merece escutar tudo isso um dia antes das noticias fatidicas e ficar quieta , rodei a bahiana !! Tomei uma cervejinha pra relaxar e passssooooouuuuu, beijos e ate amanha com novas e boas noticias se deus assim quiser !!!

    ResponderExcluir
  3. Cris, adorei seu post.
    Vivo isso também, recebemos varias receitas milagrosas ao longo do tratamento.
    Perguntei ao meu médico:" Me disseram que limão faz bem e é quase uma quimio natural, é isso mesmo? Ah, me disseram também para não comer açucar refinado"
    Resposta dele:"Renata, limão faz bem, e açucar refinado faz mal, ponto. Para mim, para você, com cancer ou sem....Mantenha uma boa alimentação e vamos lá"
    É uma loucura não???

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Brigadinha, meninas!
    Renata, esse povo fala cada coisa, né? kkk

    ResponderExcluir
  6. tomo rivotril posso tomar o própolis

    ResponderExcluir