quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Utilidade Pública 6: Outubro Rosa

Esse é o mês de campanha para a prevenção ao câncer de mama. Vale lembrar que, se a doença for detectada em estágio inicial, a chance de cura chega a 90%.  Então não deixe de fazer seus exames! 

Hoje em dia, com os frequentes casos de câncer de mama em mulheres cada vez mais novas, acho falho que a mamografia seja indicada somente para mulheres acima de 40 anos (ou 35 no caso de câncer de mama na família). Infelizmente, isso ocorre principalmente porque o exame é caro e tanto SUS, quando os planos de saúde, preferem economizar na prevenção a evitar tratamentos onerosos (o que, além de cruel, é uma tremenda burrice, já que o tratamento é beeeemmm mais caro).

De qualquer forma, as mulheres que ainda não possuem indicação para mamografia, podem fazer o auto-exame (veja aqui) e devem ir ao médico e solicitar o exame clínico. Esse procedimento é parecido com o do auto-exame, mas ele é feito por um especialista capaz de detectar anomalias na mama, ou seja, mesmo fazendo o auto-exame, você deve ir ao médico fazer o exame-clínico. Mas, como o tumor só começa a ser sentido nesse tipo de exame, quando já está medindo um centímetro ou mais (e um tumor com esse tamanho já não está mais no primeiro estágio), converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer a ultrassonografia mamária. São ações simples, rotineiras e que salvam vidas! 

Lembre-se também que, quando antes descoberto um câncer, melhor será a qualidade de vida do paciente!

Minha querida amiga Carol lembrou de mim ao ver essa foto e postou no FB. Adorei ;)

3 comentários:

  1. Oieeeee!!! Te achei no mundo bloguistico!!!! :)))) Já to lendo tudo! :) Bjs bjs bujsssss

    ResponderExcluir
  2. Brigaduuuuuuuuu! Seja muito bem vinda! bjs

    ResponderExcluir
  3. Ah, vc tem FB? Criei um página do FB, se vc quiser curtir...
    https://www.facebook.com/CAdeMamaDoFundoDoPeito

    ResponderExcluir